Temperaturas vão descer 4 a 6 graus a partir de sábado

Os termómetros vão registar temperaturas mínimas 4 a 6 graus abaixo da média da época a partir de sábado devido a uma massa de ar frio que vai atingir Portugal Continental. «Neste momento, existe uma tendência para que, a partir de dia 12 [sábado], se estabeleça um anticiclone no Atlântico ao largo das ilhas britânicas […]

Os termómetros vão registar temperaturas mínimas 4 a 6 graus abaixo da média da época a partir de sábado devido a uma massa de ar frio que vai atingir Portugal Continental.
«Neste momento, existe uma tendência para que, a partir de dia 12 [sábado], se estabeleça um anticiclone no Atlântico ao largo das ilhas britânicas que vai originar um fluxo de nordeste, que transportará uma massa de ar frio em direção a Portugal Continental e também à Madeira, mas mais na direção de Portugal Continental, com as temperaturas a registar valores que poderão situar-se entre 4 a 6 graus abaixo da média para esta época do ano», disse à agência Lusa Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o meteorologista, nesta época do ano é normal que a média das temperaturas mínimas seja de zero graus no interior Norte e Centro, de 4 graus no Litoral Norte, de 7 no Litoral Centro, entre 8 a 9 graus na Região Sul e entre 4 e 5 graus no Interior Sul. «Neste momento o que há realmente é uma tendência para que as temperaturas diminuam 4 a 6 graus, mas só quando nos aproximarmos mais do dia 12 é que teremos mais certezas», disse. Questionado pela Lusa sobre se esta descida da temperatura pode dar origem a uma vaga de frio, Bruno Café explicou que esse é um cenário que não está excluído. «Nós [IPMA] utilizamos a expressão ‘onda de frio’ quando as temperaturas registam valores abaixo dos valores da média para a época durante mais de cinco dias seguidos», explicou o meteorologista. Para já, «o que sabemos é que a partir de dia 12 as temperaturas deverão estar abaixo da média para época. Pode de fato dar origem a uma onda de frio, mas ainda não podemos classificar como tal», explicou.

Conteúdo Recomendado