Temperaturas mínimas descem até cinco graus no domingo

As temperaturas mínimas vão descer no domingo entre três a cinco graus Celsius, prevendo-se também céu pouco nublado ou limpo e formação de geada.

“Até sábado não vamos ter alterações significativas no estado do tempo, mas no domingo estamos a prever uma descida da temperatura mínima da ordem dos três a cinco graus, sobretudo nas regiões do interior”, disse à Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Maria João Frada.

As máximas não vão sofrer alterações, prevendo-se que sejam entre 10 e 13 graus nas regiões do interior e entre 15 e 18 no litoral, Alentejo e Algarve. Com uma descida de três a cinco graus, as mínimas podem descer abaixo de zero, particularmente no interior.

“Para os próximos dias vamos ter tempo seco, céu pouco nublado ou limpo, acentuado arrefecimento noturno com formação de geada, em especial nas regiões do interior norte e centro. Podemos ter pontualmente neblinas ou nevoeiros matinais, mas que vão dissipar-se”, adiantou.

Maria João Frada contou que esta quinta-feira está previsto vento forte, que tenderá a diminuir gradualmente até domingo.

“A tendência para o início de semana é igual, ou seja, tempo seco, sem precipitação, temperaturas mínimas baixas, céu pouco nublado ou limpo e formação de geada e neblinas em algumas zonas do país”, disse.

O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões norte e centro, em especial durante a manhã, e vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora no litoral oeste e até 85 quilómetros por hora nas terras altas.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do país e condições favoráveis à formação de geada em zonas das regiões do interior norte e centro.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até ao início da manhã e vento moderado de nordeste, soprando forte com rajadas até 85 quilómetros por hora nas terras altas.

Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos e dispersos nos grupos ocidental (Flores e Corvo) e oriental (Santa Maria e São Miguel) e vento de leste bonançoso a moderado.

Quanto às temperaturas esta quinta-feira, em Lisboa vão variar entre 13 e 18 graus Celsius, no Porto entre 8 e 17, em Vila Real entre 4 e 15, em Viseu entre 5 e 16, em Bragança entre 2 e 15, na Guarda entre 5 e 11, em Coimbra entre 7 e 15, em Castelo Branco entre 5 e 18, em Santarém entre 11 e 19, em Évora entre 6 e 18, em Beja entre 8 e 18, em Faro entre 10 e 20, no Funchal entre 17 e 22, em Ponta Delgada entre 14 e 18, em Angra do Heroísmo entre 13 e 18 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 19.


Conteúdo Recomendado