Euribor a seis meses vai aliviar portugueses nos próximos meses

Contratos vão sofrer revisões positivas para a grande maioria dos clientes. Influência das decisões do BCE continua a ajudar quem tem empréstimos para a compra de casa.

Novembro vai ser mais um mês de alívio nas taxas do crédito à habitação em Portugal. No início deste mês, a Euribor a seis meses atingiu pela primeira vez na história valores abaixo de zero e por isso mesmo, a maior parte dos portugueses vai sentir o ‘efeito BCE’ em breve.

De acordo com as recomendações do Banco de Portugal, os juros negativos devem ser refletidos de forma proporcional nas prestações dos empréstimos, apesar de o spread tornar impossível a obtenção de taxas de financiamento abaixo de zero. O impacto da medida leva a que, ainda assim, o alívio seja sentido nas revisões mensais através de uma redução do valor a pagar ao banco.

A Euribor a seis meses é a mais utilizada nos contratos de crédito em Portugal, o que significa que o final de novembro trará o alívio mais relevante do ano para o mercado do financiamento de compra de casa em Portugal.

O provável alargamento do programa de compra de ativos do Banco Central Europeu abre a porta à continuação do ambiente favorável de alta liquidez e baixas taxas, prevendo-se assim a continuação das quedas nas prestações dos créditos anexados às Euribor.


Conteúdo Recomendado