Tecnologia portuguesa permitiu ao porto de Valência poupar 25% em energia

Uma tecnologia desenvolvida pela Siemens Portugal foi responsável pelo fornecimento de todos os sistemas de automação, comunicação, supervisão, variação de velocidade para motores DC, proteções (média e baixa tensão), transformadores (média e baixa tensão), projeto elétrico, comissionamento e formação do Porto de Valência, em Espanha.

Esta intervenção permitiu ao porto espanhol alcançar uma poupança de energia até 45% no seu sistema regenerativo, quando comparado com soluções tradicionais (com dissipadores), e ter acesso a um sistema de supervisão mais intuitivo e user friendly, em comparação com os existentes no terminal. Os mesmos valores foram obtidos nos terminais portuários de Tüpras (Turquia), Tilbury (Reino Unido), Emirados Árabes ou Aruba,equipados com as mesmas soluções instaladas pela Siemens em Valência.

Em Portugal, as soluções da Siemens para terminais portuários estão presentes em todo o país e contribuíram, desde 2001, para diminuir as emissões de CO2 destas infraestruturas em 68 mil toneladas e poupar cerca de €8 milhões.

No terminal de Leixões, a empresa equipou os novos pórticos de movimentação de carga adquiridos por este terminal, tendo ainda participado na modernização de vários outros existentes; no porto de Santa Apolónia, as equipas da empresa recuperaram e renovaram um pórtico de cais com uma solução integrada, que permitiu melhorar a performance e eficiência do equipamento.

Finalmente, no terminal de Sines, a grande maioria dos pórticos de cais e gruas de parque estão equipados com accionamentos e controladores da Siemens, que contribuem uma melhor eficiência e disponibilidade. “Tratam-se de soluções totalmente desenvolvidas em Portugal, por engenheiros portugueses”, salientou em comunicado Luís Bastos, Business Unit Manager da área da indústria. “O trabalho levado a cabo pela Siemens Portugal nesta área concreta da economia do mar é o exemplo perfeito de como Portugal se pode posicionar como país de vanguarda nas tecnologias ligadas ao mar – à altura das mais nobres páginas da nossa história”.


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