Teatr’UBI distinguido em Espanha

O Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior (Teatr’UBI) viu o seu trabalho distinguido num dos mais importantes festivais de teatro. “Parecia que dançávamos. Tu vestido de Príncipe e eu nua.” das companhias covilhanenses TeatrUBI e ASTA foi distinguido com o prémio “Suso Díaz á mellor resolución técnica”. Na sua 18ª edição, a Mostra […]

O Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior (Teatr’UBI) viu o seu trabalho distinguido num dos mais importantes festivais de teatro.
“Parecia que dançávamos. Tu vestido de Príncipe e eu nua.” das companhias covilhanenses TeatrUBI e ASTA foi distinguido com o prémio “Suso Díaz á mellor resolución técnica”. Na sua 18ª edição, a Mostra Internacional de Teatro Universitário de Ourense (MITEU), provavelmente o maior festival de teatro universitário do mundo, recebeu 36 espetáculos de companhias profissionais e universitárias de teatro, dança contemporânea e música. A edição de 2013 decorreu de 12 a 27 de abril na cidade de Ourense, contando com a presença de grupos oriundos de oito países diferentes: Espanha, Portugal, Estados Unidos da América, Argentina, Brasil, Equador, Tunísia e Itália. O espetáculo das companhias covilhanenses subiu ao palco no passado dia 26 de abril e no dia seguinte, Rui Pires, diretor do TeatrUBI e criador do espetáculo recebeu das mãos da diretora do Teatro Principal de Ourense o referido troféu. Fernando Dacosta, diretor do MITEU, descreve a edição deste ano através da peça apresentada pelo grupo português, um trabalho «especialmente inovador, com propostas cénicas muito originais, com experimentação de corpo, ritmo e movimento». Recorde-se que esta é a 17ª participação do TeatrUBI neste certame e que ao longo dos anos foi colecionando distinções neste grande evento internacional. Foi distinguido em 1999 (Prémio do Júri) em 2003 (menção honrosa por parte do Júri) e 2005 novo prémio do Júri. Desde 2009, altura em que Rui Pires assumiu a direção artística do grupo covilhanense e que se celebrou o protocolo de colaboração com a ASTA, os espetáculos apresentados nesta mostra tem todos sido distinguidos com os mais variados prémios, entre prémios do júri e menções honrosas. Este conjunto de distinções conseguidas neste certame aliadas a outras alcançadas em Festivais em França e Marrocos fazem do TeatrUBI a companhia universitária com mais distinções. Nestes últimos anos também se tem intensificado a presença em vários festivais internacionais que levaram o TeatrUBI a vários palcos espalhados pelo mundo. Além de Espanha e França, o trabalho conjunto do TeatrUBI e da ASTA já foi aplaudido na Turquia, Venezuela, Costa Rica Brasil e Marrocos. Os convites para participar nos mais variados festivais sucedem-se e tem as proveniências mais distantes e imagináveis possíveis. Argentina, Estados Unidos da América, Canadá, Itália, Egipto, Bielorrússia, Tunísia, Holanda, Uruguai, entre muito outros que «ficam na gaveta por falta de verbas para as viagens e por falta de uma política cultural séria e justa», sublinham os responsáveis pela companhia. Ainda na última semana, a peça “Parecia que dançávamos. Tu vestido de príncipe e eu nua” andou por mais três cidades da Galiza, participando nos festivais de Santiago de Compostela, Lugo e Coruña.

Conteúdo Recomendado