Teatro do Calafrio apresenta "Bartleby" no TMG

O Teatro do Calafrio leva até aos guardenses “Bartleby”, peça de teatro a ser exibida entre os dias 17, 18 e 19 de dezembro, pelas 21h30, no pequeno auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG).

A peça é baseada em “Bartleby, o Escrivão, uma História de Wall Street”, de Herman Melville, com adaptação Pedro Dias de Almeida e encenação Américo Rodrigues.

«Não deixa de ser irónico que Bartleby, perso­nagem criada por Herman Melville em 1853, tenha alimentado tantos textos e reflexões de grandes pensadores até aos dias de hoje. Este herói da inacção – ou, decididamente, um exemplo radical de anti-herói – que a tudo responde com a frase «preferia não o fazer» («I would prefer not to») sem nunca abandonar uma profunda indiferença e impassibilidade perante o que o rodeia foi intrigando e en­cantando geração após geração e chega aos labirintos do século XXI com perfeita actuali­dade, obrigando-nos a questionar as bases de uma modernidade que ainda hoje ilumina os nossos dias.

A história de Bartleby é-nos contada pelo advogado sereno e «pouco ambicioso» que o contrata como escrivão no seu escritório na Wall Street, em Nova Iorque. Relutantemente, mesmo sem perceber muito bem porquê, ele torna-se cúmplice da inacção de Bartleby, to­lerando até ao fim todas as suas injustificadas recusas.(…)»


Conteúdo Recomendado