A iniciativa da Câmara Municipal do Sabugal inclui recriações históricas, um mercado da época, tabernas, animação contínua, torneios a cavalo, demonstrações de ofícios e áreas expositivas (acampamento militar e do cavaleiro, jogos medievais, cetraria e animais da quinta), entre outras atividades.
A autarquia presidida por António Robalo promove o evento “Muralhas com História” desde 2011, “num ambiente de festa, com muitos mercadores, taberneiros, donzelas e cavaleiros e personagens infindas” que remetem para a época medieval.
A organização promete “três dias avassaladores no antigo burgo de Sortelha”, adiantando que a edição deste ano transportará o visitante “ao tempo de Dom Afonso IV, o Bravo, uma época em que o desconhecido inspirava imprecisões, mito e lendas”.
Segundo os promotores, Sortelha “é o cenário ideal para um evento desta natureza”, admitindo que “em nenhum sítio [os visitantes] se sentirão tão transportados para a Idade Média como nas ‘Muralhas com História'”.
“Esta recriação histórica é um projeto cuja oferta cultural é uma estratégia de valorização, revitalização e promoção do património e do próprio território, com a intenção de possibilitar a todos o acesso a eventos deste tipo de expressão”, justifica a autarquia.
A fonte assinala ainda que o evento “permite aproveitar o património” existente na aldeia histórica de Sortelha.
Do programa do evento, destaque para o espetáculo “Sentenças no trono” (pelas 21h30 de sexta-feira, pelo Grupo Anel de Pedra – Escola de Artes) e para o concerto do grupo “Al Medievo” (sábado, 21h30).
A Câmara Municipal do Sabugal sugere aos visitantes que se desloquem para a aldeia de Sortelha em transporte coletivo gratuito, utilizando o autocarro que fará o percurso de ida e volta, entre a cidade do Sabugal e aquela localidade.
O evento “Muralhas com História” decorre na sexta-feira das 18 horas à meia-noite, no sábado das 12 horas à meia-noite e no domingo das 12 horas às 21h30.