“Sons do Côa” termina no domingo

A 1.ª edição do Festival de Música “Sons do Côa” é uma organização conjunta do Município do Sabugal e da Associação Cultural Oito Ecos.

A 1ª edição do Festival de Música “Sons do Côa” que começou no passado dia 2 de outubro, termina no domingo, 23 de outubro, pelas 16h00, com a apresentação de “Um Conto Musical Raiano”.


Após vários concertos dos mais diversos tipo de música e instrumentos, a iniciativa encerra-se com “Um Conto Musical Raiano”, um projeto performativo teatral e musical que “retrata a célebre Batalha do Gravato, ocorrida no Sabugal, em 1811”, no Auditório Municipal do Sabugal.


Recriado por João Andrade Nunes, “Um Conto Musical Raiano” é baseado na obra “A Batalha do Gravato –1811, Narrativas do famigerado combate entre tropas francesas e luso-britânicas nos campos do Gravato”, de Marcos Osório e Manuel Morgado à qual se junta a música de vários compositores oitocentistas (Homilius, Weber, Schumann e Horn).


Trata-se de um espetáculo “verdadeiramente singular que, juntando artistas locais e nacionais, busca, sob o ponto de vista artístico, uma miscelânea cultural local, nacional e estrangeira”.


A componente musical estará a cargo do agrupamento Horn & Voice, constituído por um quarteto vocal masculino e em quarteto de trompas, e a narração será realizada pelo sabugalense João Manata.


Sob a direção artística de João Andrade Nunes e “criteriosamente desenhado para o concelho do Sabugal”, o Festival de Música ‘Sons do Côa’ é um projeto musical “eclético, intergeracional e descentralizado, onde os mais variados estilos e épocas musicais são colocados em diálogo com a identidade e o património cultural autóctone”, explicou a autarquia em comunicado.


“Assim, numa lógica de trocas culturais, ao longo do mês de outubro, em alguns dos mais emblemáticos locais do concelho, terão lugar concertos únicos, protagonizados por dezenas de jovens músicos portugueses com um percurso musical diferenciado”, apontou a Câmara Municipal.


A 1.ª edição do Festival de Música “Sons do Côa” é uma organização conjunta do Município do Sabugal e da Associação Cultural Oito Ecos.


Conteúdo Recomendado