A Feira Raiana decorre, alternadamente, em Idanha-a-Nova e em Moraleja (Cáceres), sendo organizada em parceria pelos dois municípios, sendo considerado o evento de cooperação transfronteiriça mais importante da Península Ibérica.
“A Feira Raiana demonstra que a cooperação transfronteiriça é uma política de sucesso para o desenvolvimento de territórios junto à fronteira. É um bom exemplo que se vai afirmando ano após ano, através da colaboração entre ambos os lados da raia”, afirmou Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
Na apresentação da Feira Raiana, Armindo Jacinto destacou ainda as oportunidades culturais, sociais e económicas que são aprofundadas não só no evento, mas também ao longo de todo o ano.
Durante os quatro dias da Feira Raiana há inúmeras atividades culturais, musicais – do fado aos adufes, do flamenco aos DJs – desportivas e gastronómicas, este ano no Parque Fluvial Feliciano Vegas, em Moraleja.
Para o alcaide de Moraleja, Julio César Herrero Campo, a Feira Raiana “vai voltar a promover de forma excecional as relações institucionais, comerciais e sociais entre populações separadas por uma linha imaginária”. Daí que o lema deste ano seja: “Um território, uma identidade”.
Os territórios da Serra da Gata (Espanha) e do Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO (Portugal) vão estar em destaque na promoção turística.
A inauguração da XXII Feira Raiana contará com a presença da Secretária de Estado do Turismo, em representação do Governo Português, e da Secretária de Estado do Comércio, por parte de Espanha.