Vindimas com quebra acima de 20%

A adega Cooperativa do Fundão confirma as piores previsões. A meio da campanha das vindimas Albertino Nunes avança com uma quebra de 20 a 25% na produção de uvas, este ano, na região.

Mas nem tudo são más notícias, até final do ano a adega vai exportar pela primeira vez para a China, abrindo-se uma porta para o mercado asiático.

“É a primeira vez que vamos exportar para a China, diversos vinhos, nomeadamente de qualidade, o que está previsto é um contentor completo que leva uns milhares de garrafas”, adianta Albertino Nunes.

Quanto à campanha das vindimas, que começou no passado dia 11 e se prolonga até 10 de outubro “nos outros anos, nesta altura, temos metade da colheita recebida e este ano temos um terço da colheita recebida e não sabemos se a iremos receber toda, porque as uvas já estão a aparecer com muita podridão e está a diminuir o grau, se continuar assim, tudo aponta para uma quebra, na região, entre os 20 e os 25%”.

Segundo o presidente da direção da Adega Cooperativa do Fundão, as chuvas antecipadas não são as únicas responsáveis pela na produção “muitos agricultores, principalmente os mais velhos, estão a deixar de trazer o vinho para a adega devido à obrigatoriedade da coleta, porque 60% dos associados da Adega recebem menos de 500 euros das uvas, as pessoas desanimam, fazem o vinho em casa para eles e não querem saber da vinha para nada, é um incentivo ao abandono da propriedade rústica”.


Conteúdo Recomendado