Vila Franca da Serra recebe a “Benção dos Rebanhos”

As atividades são gratuitas, sendo que, apenas a merenda comunitária e o percurso pedestre necessitarão de inscrição prévia que deverá ser feita através do Posto de Turismo de Gouveia.

A freguesia de Vila Franca da Serra, no concelho de Gouveia, irá receber no primeiro domingo do mês de julho, dia 3, a “Benção dos Rebanhos”, inserida no âmbito da Festa de Santo António.


A concentração será feita junto da Capela de Santo António onde os populares realizarão o tradicional pedido ao Santo Popular por boas pastagens, visando a boa alimentação, saúde e proteção dos rebanhos.


O evento terá início pelas 16 horas com um concerto de receção aos visitantes, seguindo-se o percurso pedestre de visitação ao Penedo Mazorro. Pelas 18 horas será realizada a “Benção dos Rebanhos”, terminando, pelas 19 horas, com uma merenda comunitária.


As atividades são gratuitas, sendo que, apenas a merenda comunitária e o percurso pedestre necessitarão de inscrição prévia que deverá ser feita através do Posto de Turismo de Gouveia.


A “Benção dos Rebanhos” é uma tradição que se celebra há vários séculos e que antecede a partida de pastores e os seus rebanhos para os planaltos da Serra da Estrela, em busca de melhores pastos durante os meses secos de verão, coincidindo com as Festas dos Santos Populares.


A transumância é incluída nesta iniciativa que foi indicada pelo Município de Gouveia na candidatura ao Aviso N.º CENTRO-14-2020-12 – que originou a criação da rede cultural “Terras da Transumância” – integrado pelos municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.


O Município de Gouveia explica que “as atividades desenvolvidas no âmbito da “Terras da Transumância” serão concretizadas, maioritariamente, ao ar livre, e procurarão valorizar o património de cada um dos territórios, procurando aumentar o número esperado de visitantes a sítios de património cultural e natural”.


Conteúdo Recomendado