Musical “Alto” estreia esta sexta-feira em Nelas

Junta os municípios de Nelas, Mangualde, Fornos de Algodres e Gouveia num projeto cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O musical “Alto” criado pela Contracanto Associação Cultural, proposta comunitária do Alto Mondego’ Rede Cultural, irá estrear na Praça do Município em Nelas, na sexta-feira, dia 24 de junho, pelas 21h30.


Junta os municípios de Nelas, Mangualde, Fornos de Algodres e Gouveia num projeto cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


“Alto” conta as histórias do quotidiano e do que une os quatro concelhos. Uma homenagem às tradições, costumes e ao que de mais autêntico têm em comum”, explicita Sandra Leal, dramaturga do espetáculo, acrescentando que “vamos resgatar memórias, recordações e vivências dos nossos avós e fazer uma homenagem à terra que todos partilham”.


Nesta iniciativa que une a música, teatro e dança, serão as pessoas da aldeia que representarão a própria comunidade. “Terão um papel muito ativo do início ao fim, só assim faz sentido. É muito bom ver o seu empenho, a sua evolução e entrega, mas também os laços que críamos, juntos. Todos sentem-se parte de algo maior e isso é muito gratificante”, destaca Sandra Leal.


O projeto traz, também, a palco vários produtos endógenos que distinguem o território como o Queijo Serra da Estrela, o Vinho do Dão, a raça Bordaleira, entre outros. Como explica a dramaturga, “estes produtos fazem parte do cartão de identidade comum, são uma referência nacional e projetam o território além-fronteiras.”


No total, serão feitas 4 apresentações deste projeto, uma em cada município. Em Mangualde a apresentação será no dia 1 de julho, às 21h30, no Largo Dr. Couto. Em Gouveia, “Alto” chega no dia 11 de agosto, às 22h00, no Parque da Ex. Bellino & Bellino e em Fornos de Algodres o espetáculo está marcado para o dia 18 de agosto, às 22h00, no Largo da Estação de Camionagem.


Conteúdo Recomendado