V Trail do Míscaro em Aguiar da Beira

Esta iniciativa está inserida na sexta edição do Certame Gastronómico do Míscaro, que se realiza nos dias 24 e 25 de novembro.

O V Trail do Míscaro realiza-se no dia 25 de novembro, em Aguiar da Beira, colocando em destaque as condições naturais micológicas, a natureza, o património, as tradições rurais e a solidariedade com a floresta.

O Trail do Míscaro 2018 insere-se no VI Certame Gastronómico do Míscaro de Aguiar da Beira e apresenta as corridas de Trail Longo (30 km), Trail Curto (15 km) e uma Caminhada (8 km). Uma iniciativa que “é muito mais que uma corrida ou caminhada pela natureza”, refere a organização.

A mesma fonte acrescenta que “este evento é uma experiência desportiva e recreativa que gira à volta de um produto natural com elevado valor gastronómico, abundante por essa altura no concelho, o ‘míscaro amarelo’. Além disso, apresenta ainda uma vertente de responsabilidade social com o ambiente. Por cada inscrito será doada uma árvore para a reflorestação do concelho”.

Durante os percursos da prova, os participantes terão a oportunidade de passar por terrenos onde rebenta este cogumelo selvagem e degustar a iguaria, bem como de outros produtos típicos, para além de poderem desfrutar de belas paisagens e tradições rurais e ainda das diversas atividades a acontecer no Certame Gastronómico do Míscaro”, como explica a organização.

O principal objetivo do Trail do Míscaro é divulgar as condições favoráveis do município para a micologia, para a prática de desporto e turismo na natureza e para estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar.

O evento desportivo é uma organização do jornal +Aguiar da Beira, em parceria com a Câmara Municipal e conta com o apoio de agentes económicos locais, regionais e internacionais.

As inscrições decorrem até dia 18 de novembro e incluem t-shirt, banho, seguro, reforços, almoço, prémios e sorteio de produtos.

A prova inicia no Pavilhão Gimnodesportivo, às 10 horas.

Para mais informações e inscrições, visitar a página oficial do evento. 

 


Conteúdo Recomendado