O Núcleo da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios recebeu, no dia 20 de novembro, a apresentação da exposição “UNOVIS 2014 – Casual Chairs”. A mostra reúne protótipos e maquetes de cadeiras elaboradas pelos alunos de Design Industrial, no âmbito da disciplina do primeiro ciclo de estudos “Modelagem e Protótipos”, orientada pelo Professor Júlio Londrim.
As vinte e cinco cadeiras em exposição são o resultado do trabalho desenvolvido durante um semestre. O projecto começa com uma pesquisa sobre as obras, os autores e as relações estruturais e expressivas de um movimento artístico do século XX. Segue-se o processo de seleção das imagens e inicia-se depois a construção de desenhos e maquetes que são por fim executadas dando origem às cadeiras agora expostas.
A metodologia de trabalho é da responsabilidade do professor Júlio Londrim, que considera que desta forma os estudantes exploram melhor a sua criatividade. “É um processo muito prático, de tentativa, erro e avanço. A metodologia é mais funcional, em que a criatividade expressiva é desenvolvida, procurando novas ideias, e partindo do princípio que as ideias surgem da bagagem cultural, das imagens e de tudo que nós vivemos e depois fazemos a nossa síntese. No fundo é uma espécie de síntese criativa”, realça o responsável da disciplina.
O docente explicou ainda como é selecionada a maquete que vai dar origem ao protótipo, uma vez que é impossível executar todas as propostas. “Subimos a escala das maquetes nos preocupando com questões ergonómicas e funcionalidades construtivas. Por exemplo, há então uma maquete que é selecionada conforme o seu conceito expressivo, uma vez que os trabalhos finais são muito pessoais. Feito isso passamos a uma escala 1×1, com a construção do protótipo em oficina, já com a parte expressiva consolidada. A partir daí a preocupação é mais técnica, como perceber como os materiais se ligam e se conectam”, esclarece Júlio Londrim.
Durante o processo de construção os alunos enfrentam diferentes desafios. Para a aluna Polyana Cristina dos Santos Simões, um dos maiores problemas está relacionado com a necessidade de pensar na forma como a cadeira vai ser utilizada. “A maior dificuldade não foi a nível de criatividade, pois tínhamos os autores base de cada estilo, foi a questão de segurança dos utilizadores, ter em conta o conforto, a segurança”, salienta a estudante.
A exposição é uma forma diferente de dar a conhecer o trabalho desenvolvido nas aulas e por isso a estudante Ana Teresa Felipe Simões considera esta experiência muito positiva. “Assim promovermos aquilo que fazemos no nosso curso e mostrarmos diferentes formas de chegarmos a diferentes resultados, porque nem sempre fazemos essa metodologia, e acaba por ser interessante”.
A exposição “UNOVIS 2014 – Casual Chairs” vai já na quarta edição e o docente da unidade curricular pretende continuar a apostar neste metodologia de trabalho e na mostra das criações dos alunos. As cadeiras em exibição podem ser vistas no Núcleo da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios até ao dia 12 de janeiro de 2015.