Universidade da Beira Interior sofre ataque informático

Questionado sobre o acesso que os atacantes poderão ter tido aos dados, nomeadamente de alunos e funcionários, explicou que essa questão ainda está a ser avaliada.

A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, foi vítima de um ataque informático com pedido de resgate, situação que criou constrangimentos, mas que não pôs em causa as aulas, confirmou ontem, 18 de outubro, à agência Lusa fonte oficial da instituição.


“Efetivamente, fomos alvo de um ataque de ‘ransomware’. Ainda estamos a averiguar a totalidade das implicações, mas algumas dessas implicações passam por termos máquinas cifradas dentro do domínio da UBI e a pedir resgate”, referiu Pedro Inácio, pró-reitor da UBI para a universidade digital.


Este responsável esclareceu que não é pedido um valor específico e sublinhou que a UBI não coloca sequer a hipótese de fazer qualquer pagamento.


Segundo acrescentou, o ataque foi detetado na segunda-feira e abrangeu vários dos sistemas informáticos que servem a vida da universidade, comprometendo “parcialmente” o funcionamento de algumas áreas administrativas, mas não as aulas, que continuam a decorrer “normalmente”.


“Tomámos imediatamente todas as medidas possíveis para minimizar os impactos e para podermos averiguar a extensão dos danos”, ressalvou.


Questionado sobre o acesso que os atacantes poderão ter tido aos dados, nomeadamente de alunos e funcionários, explicou que essa questão ainda está a ser avaliada.


Pedro Inácio sublinhou que a UBI tem programas e políticas de proteção, mas também ressalvou que atualmente não há sistemas 100% seguros.


Referiu ainda que o trabalho de recuperação começou logo, alguns dos sistemas já foram recuperados, sem que haja ainda previsão de quando é que tudo será totalmente restabelecido.


“Estamos a trabalhar com muito empenho”, disse, realçando o auxílio que foi, entretanto, disponibilizado, por várias entidades, entre as quais outras universidades.


A instituição também comunicou imediatamente a situação às entidades competentes.


Conteúdo Recomendado