ULS da Guarda recorda medidas a tomar devido a temperaturas elevadas

Nos dias de maior calor, a ULS aconselha a evitar a exposição solar entre as 11h00 e as 16h00, usar protetor solar com fator de proteção superior a 30, usar peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara.

Devido às temperaturas elevadas que se têm feito sentir nos últimos dias, a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda recorda um conjunto de medidas a tomar para prevenir os efeitos do calor na saúde.


Estas medidas individuais de proteção da saúde são particularmente relevantes nas pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor: idosos, portadores de doenças crónicas, acamados, crianças de tenra idade e todos os que desenvolvem atividade, laboral ou de lazer, fisicamente intensa ou ao ar livre.


Assim, nos dias de maior calor, a ULS aconselha a evitar a exposição solar entre as 11h00 e as 16h00, usar protetor solar com fator de proteção superior a 30, usar peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara, utilizar um chapéu de abas largas e óculos de sol, evitar esforços físicos intensos, em especial nos dias e horas de maior calor, permanecer em locais frescos ou climatizados.


Durante o dia, fechar janelas e persianas; à noite aproveitar o ar fresco para arrefecer os edifícios, beber água e sumos naturais de fruta, mesmo não tendo sede, evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas, fazer refeições ligeiras, à base de saladas, conservar os medicamentos a uma temperatura e humidade apropriadas, visitar ou contactar com frequência idosos e outras pessoas vulneráveis vivendo sozinhas.


Em viagem recomenda-se que os idosos e as crianças não devem permanecer no interior das viaturas, não fechar completamente as janelas, planear a viagem para evitar as horas de maior calor, reduzir as atividades ao ar livre que exigem esforço físico intenso, tais como desportos, entre as 11h00 e as 16h00, estar atento às crianças e aos perigos de afogamento na praia e não consumir água de fontenários, mas apenas água da rede pública ou engarrafada.


Conteúdo Recomendado