Evento Terminado em 2022-10-03 15:30:00

ULS da Guarda celebra Dia Mundial do Ostomizado em outubro

Início: 2022-10-03 09:30:00
Fim: 2022-10-03 15:30:00
Local do Evento: Auditório Dr. Lopo de Carvalho
Entidade Promotora: ULS da Guarda

O seminário contará com um painel de médicos e enfermeiros especializados nesta área da Medicina e, também, haverá lugar para a partilha de testemunhos.

O Dia Mundial do Ostomizado celebra-se no primeiro sábado de outubro de cada ano, assinalando-se este ano no dia 3 de outubro e a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai realizar um Seminário acerca do tema.


Esta data tem como principal objetivo “contribuir para a integração na sociedade de todas as pessoas ostomizadas bem como consciencializar a população para a quantidade de obstáculos e barreiras que enfrentam diariamente para poderem seguir com as suas vidas após um procedimento cirúrgico que deixa sequelas físicas e emocionais”.


Estes e outros temas vão ser debatidos durante o Seminário “Pensar Estomaterapia – Conversas com Valor” que se realizará no dia 3 de outubro de 2022, no auditório Dr. Lopo de Carvalho, na ULS da Guarda.


O seminário contará com um painel de médicos e enfermeiros especializados nesta área da Medicina e, também, haverá lugar para a partilha de testemunhos.


De referir que a pessoa ostomizada é aquela passou por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação.


Conteúdo Recomendado