UBI vai ter licenciatura em Engenharia Mecânica Computacional

O curso também visa capacitar os alunos para atuar no desenvolvimento ou melhoria do desempenho de produtos e sistemas através de técnicas de otimização computacional.

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai lecionar, a partir do próximo ano letivo, uma licenciatura em Engenharia Mecânica Computacional, anunciou aquela instituição de ensino superior sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.


Em nota de imprensa, a UBI destacou que esta licenciatura tem “caráter inovador e diferenciado” e que os alunos “vão ter a oportunidade de obter uma formação especializada na área da mecânica, recorrendo a recursos computacionais avançados e novas tecnologias”.


“O curso foi desenvolvido para fornecer competências que preparam os alunos para se manterem atualizados num mundo profissional em constante evolução, com ferramentas computacionais cada vez mais importantes”, referiu a UBI.


Segundo explicou, o objetivo é “dotar os alunos da capacidade crítica de avaliar as potencialidades e limitações das ferramentas computacionais e selecioná-las de acordo com o problema em questão”.


“Além disso, o curso também visa capacitar os alunos para atuar no desenvolvimento ou melhoria do desempenho de produtos e sistemas através de técnicas de otimização computacional”.


O curso irá funcionar na Faculdade de Engenharia e foi criado tendo em conta que “a evolução tecnológica, os novos padrões de produção e conceção de produtos e sistemas exigem uma formação inovadora e alinhada com os novos paradigmas da indústria 4.0 e dos ‘digital twins'”, apontou o presidente do Departamento de Engenharia Eletromecânica, Pedro Dinis Gaspar, citado na nota de imprensa.


Segundo aquele responsável, “a componente computacional do curso permite aos alunos estarem preparados para atuar nestes novos cenários, com conhecimento alargado de ferramentas computacionais nas diferentes fases do processo de conceção, projeto e produção, incluindo desenho, programação, dimensionamento computacional e aplicação de princípios de estática, dinâmica, termodinâmica e mecânica dos fluidos”.


A UBI também destacou que, num mundo cada vez mais digital, se perspetiva que os licenciados deste curso “terão excelentes perspetivas de carreira, podendo atuar em diferentes áreas com conhecimento alargado de ferramentas computacionais”.


Conteúdo Recomendado