Programa Escape Livre comemorou bodas de ouro com uma “noite mágica”

A Gala SPAL 50 Anos do Programa Escape Livre foi o ponto alto das celebrações do quinquagésimo aniversário do programa de rádio dedicado ao automóvel, emitido na antena da Rádio Altitude.

O Teatro Municipal da Guarda (TMG) acolheu no passado sábado, dia 11 de fevereiro, a Gala SPAL 50 Anos do Programa Escape Livre, “uma noite mágica” que contou com um espetáculo de ilusionismo protagonizado por Luís de Matos.


Segundo o Clube Escape Livre, o evento que teve “casa cheia, os 626 lugares preenchidos”, serviu para celebrar as Bodas de Ouro do programa de rádio mais antigo de Portugal, dedicado ao automóvel, ao desporto motorizado e à segurança rodoviária, criado há cinco décadas por Luís Celínio.


A Gala SPAL 50 Anos do Programa Escape Livre foi o ponto alto das celebrações do quinquagésimo aniversário do programa de rádio dedicado ao automóvel, emitido na antena da Rádio Altitude.


Antes da Gala SPAL 50 Anos do Programa Escape Livre, as comemorações deste importante marco na história da cidade, da rádio e do fundador do programa, Luís Celínio, arrancaram com a produção das “24 Horas de Escape Livre”, um programa “que deu a volta completa aos ponteiros do relógio com uma viagem pela avenida da memória, remexendo no baú das recordações”.


Com Pinto Moreira, José Manuel Costa e Luís Celínio ao volante, a renovada equipa do Escape Livre desfilou memórias, ideias, entrevistas e conversa sobre o passado do programa.


Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre e criador do Programa Escape Livre, afirmou que “os próximos 50 anos não serão iguais… serão melhores!”.


Com a presença de Raul Moreira, diretor de filatelia dos CTT, na loja da Guarda, foi lançado o postal de aniversário, em edição limitada, com o selo e carimbo realizados para o efeito.


“A magia de Luís de Matos trouxe à Gala SPAL 50 Anos do Programa Escape Livre a espetacularidade que a efeméride reclamava, tendo o mágico feito aparecer em palco um Renault 5, o modelo alvo do primeiro ensaio do Escape Livre feito por Luís Celínio e Francisco Carvalho dentro das instalações das Indústrias Lusitanas Renault”, revelou o clube em comunicado.


Durante a Gala SPAL, Luís Celínio e o Clube Escape Livre distinguiram vinte cinco pessoas e entidades, algumas a título póstumo, com uma peça de porcelana concebida e produzida pela SPAL, parceiro de longa data do Escape Livre.


Pedro Machado, presidente da Região de Turismo do Centro, aproveitou para destacar “o papel fundamental que o Escape Livre tem assumido na promoção da região a nível nacional” agradecendo o “trabalho feito por Luís Celínio e pela sua equipa” na promoção do território dando os “parabéns por estes 50 anos.”


Por seu turno, Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda, sustentou o apoio da edilidade ao Escape Livre “pelo seu trabalho na promoção e atração de pessoas à Guarda, um trabalho feito com profissionalismo e empenho” deixando os parabéns pelo aniversário.

Também Luís Baptista-Martins, diretor da Rádio Altitude homenageou “todos aqueles colaboradores que já passaram e os que ainda colaboram com a Rádio Altitude, aquela que é a rádio local mais antiga do país”.


Conteúdo Recomendado