UBI recebe Iniciativa Portuguesa do Fórum de Governação da Internet

“Reconquistar a confiança na Internet” é o tema central da 8.ª edição da Iniciativa Portuguesa e estarão em debate diversas perspetivas do âmbito da Governação da Internet.

A Universidade da Beira Interior vai acolher a 8.ª edição da Iniciativa Portuguesa do Fórum de Governação da Internet no próximo dia 13 de novembro (quarta-feira). O tema deste ano é “Reconquistar a confiança na Internet”. O evento é aberto à população em geral, realiza-se entre as 10h00 e as 18h00, mas requer inscrição prévia.

Desde 2010 que este evento se realiza em Portugal, tendo como objetivo analisar e partilhar as diferentes ideias sobre a forma como a Internet, um recurso global, deve ser gerida e utilizada, envolvendo neste processo a participação de stakeholders públicos e privados, da academia, da comunidade técnica da Internet e da sociedade em geral. A Governação da Internet implica uma multiplicidade de políticas públicas e questões técnicas sobre diferentes normas e princípios relativos a vários temas relevantes que incluem a liberdade de expressão na Internet, a privacidade, a segurança, as competências digitais e as tecnologias emergentes.

Nesta edição o programa será composto por várias sessões que visam debater temáticas como a cooperação nas políticas públicas do digital no contexto nacional e global e os desafios do desenvolvimento da Internet; as tecnologias descentralizadas, incluindo Blockchain, o seu impacto, supervisão e contributo para a democracia ativa; os conteúdos ilícitos na Internet e respetiva regulação; e o ciberespaço e a crescente relevância da atitude e do comportamento dos utilizadores, em contexto profissional e pessoal, para a cibersegurança. O programa contará com a participação de António Fidalgo, Reitor da Universidade da Beira Interior, e de Nuno Rodrigues, vogal do Conselho Diretivo da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e de um conjunto de mais de 20 oradores convidados, especialistas nas inúmeras matérias em debate.

O evento é organizado pela FCT, em parceria com a ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), a APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação), a Associação DNS.PT, o CNCS (Centro Nacional de Cibersegurança), o IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), o Polo TICE.PT, a Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros, e a Universidade da Beira Interior.

As inscrições estão disponíveis aqui. Pode obter mais informações aqui.


Conteúdo Recomendado