UBI promove Seminário Transcultural sobre Envelhecimento

Subordinado ao tema “Intimidade e Sexualidade na velhice”, a iniciativa irá realizar-se na próxima sexta-feira, dia 7 de julho, no Anfiteatro 7.20 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior.

O modelo dominante sobre sexualidade humana reporta-nos, sobretudo, a imagens de pessoas jovens, adultas e heterossexuais. Apesar das profundas mudanças nas atitudes em relação à sexualidade, ainda é difícil lidar e aceitar as várias configurações da sexualidade que não “encaixam” neste modelo, como é o caso das pessoas idosas, das pessoas com deficiência ou com algumas patologias e limitações.

Integrar e aceitar a(s) vivência (s) da sexualidade na velhice é um eixo central para se promover o bem-estar e a dignidade na velhice. Os dilemas e desafios em se lidar com algumas atitudes e situações em particular, tais como nalguns casos de demência, levaram à organização deste seminário em que se irão discutir conhecimentos, experiências e dúvidas em torno da intimidade e sexualidade na velhice. 

A visão transcultural que este seminário adota desde a sua conceção sobre a intimidade e sexualidade na velhice, a partir da partilha e discussão de ideias provenientes de diferentes contextos, poderá ser uma via de construção de projetos de intervenção e investigação neste campo. Pretende-se, assim, fomentar em atitudes e práticas que permitam à pessoa idosa ter vínculos e desfrutar da sua intimidade e sexualidade ao longo da sua vida, inclusivamente em situações de fragilidade e de possíveis configurações de sintomas que comprometam a sua saúde.

Este evento destina-se a profissionais, técnicos, investigadores e estudantes interessados e empenhados na construção de uma sociedade onde se envelheça com dignidade. 

A inscrição é gratuita, mas obrigatória em https://ubi.up.events/activities/view/I_Seminario_Transcultural_sobre_Envelhecimento até à próxima quarta-feria, dia 5 de julho e sujeita ao número de lugares disponíveis.

 


Conteúdo Recomendado