UBI fortalece ligação a instituições de solidariedade

A Universidade estabeleceu protocolos com 10 entidades, para melhorar o apoio social à sua comunidade académica e à população envolvente.

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a reforçar os meios de apoio social aos elementos da academia e, ao mesmo tempo, a sua contribuição às instituições de solidariedade da região. Isto resulta da assinatura de protocolos de cooperação com 10 entidades, no âmbito do Ser Solidário, que vão permitir expandir as ações desenvolvidas por este programa criado pela UBI em 2018.

O apoio alimentar é uma das áreas de destaque no conjunto das parcerias estabelecidas a 15 de julho, que incluem a RE-FOOD e o Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACF-CB).

À RE-FOOD a UBI vai ceder as refeições que não sejam diariamente consumidas nas suas instalações, que serão depois canalizadas para a população apoiada por esta organização de cidadãos voluntários, cuja missão é eliminar o desperdício de alimentos e a fome. Este organismo, por seu turno, compromete-se a distribuir refeições aos elementos da academia em situação de necessidade.

Hunter Halder, presidente da direção desta IPSS, vê a parceria como “muito importante”, porque a “Universidade é um pilar da comunidade”. O responsável da RE-FOOD vê na cooperação três mais-valias: “Alimentar as pessoas identificadas pela Universidade, receber excedentes alimentares e incluir os estudantes como voluntários do nosso trabalho”.

Ao BACF-CB será cedido o papel que tem como destino a reciclagem, para integrar a Campanha “Papel por Alimentos”, na qual todo o material recolhido é convertido em produtos alimentares a distribuir pelos mais carenciados. “A nossa expectativa é conseguirmos mais uma ou duas toneladas para distribuir na região que, ao fim ao cabo, é a nossa luta diária”, afirmou Paulo Pinheiro, presidente da entidade.

Além destas instituições os protocolos assinados por Anabela Dinis, Vice-Reitora da área da Responsabilidade Social, abrangeram a Associação Académica da UBI, Associação Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã, Casa do Pessoal da UBI, Happy Wish, Leo Clube da Covilhã, Lions Clube da Covilhã e O Mundo da Carolina.

Em termos gerais, e de acordo com a especificidade de cada uma das instituições, a cooperação prevê o apoio a atividades, divulgação do programa, ações de voluntariado, angariação de novos parceiros ou sinalização de pessoas que possam necessitar do apoio do Ser Solidário.

Anabela Dinis entende que o Programa está a conquistar visibilidade e, dessa forma, a “ampliar a base de apoio, isto é, o financiamento que se pretende e a capacidade de angariar novos parceiros, para fazer com que mais alunos que necessitam se dirijam ao programa”. Acrescenta que a UBI está também a contribuir para que “todas as organizações que atuam ao nível social possam também beneficiar desta lógica de solidariedade”.


Conteúdo Recomendado