Tem alergias? Níveis de pólen vão estar muito elevados nesta região

Floires

Nas regiões da Beira Interior e da Beira Litoral, a concentração de pólen será elevada, com os grãos de pólen das árvores cipreste e amieiro em destaque.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), os níveis de pólen estarão muito elevados em várias zonas até, pelo menos, quinta-feira, dia 22 de fevereiro.

Nas regiões da Beira Interior e da Beira Litoral, a concentração de pólen será elevada, com os grãos de pólen das árvores cipreste e amieiro em destaque, assim com de alguns grãos de pólen provenientes das ervas gramíneas, urtiga e urticáceas.

Na região de Lisboa e Setúbal, predominarão na atmosfera grãos de pólen das árvores cipreste e amieiro, bem como das ervas gramíneas, urtiga e urticáceas.

Se na região do Alentejo também vão verificar-se a presença de grãos provenientes das árvores cipreste e amieiro, e das ervas gramíneas, urtiga e urticáceas, o alerta estende-se ainda ao sobreiro e à azinheira.

Já na região de Trás-Os-Montes e Alto Douro, apenas os grãos de pólen das árvores cipreste e amieiro serão predominantes.

A concentração de pólen será moderada no Algarve, onde se registará maior intensidade de grãos de pólen da árvore cipreste e das ervas urtiga e urticáceas.

Por fim, em Entre Douro e Minho, nos Açores e na Madeira o nível será baixo, sendo que, na primeira região, o destaque irá para os grãos de pólen das árvores cipreste e amieiro, além das ervas gramíneas e urtiga. Nos arquipélagos, haverá concentração de pólenes da árvore cipreste e também das ervas gramíneas, urtiga e urticáceas.

Recorde-se que, de acordo com a SPAIC, deverá evitar “realizar atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas”, optando ainda por manter as janelas fechadas, tanto em casa, como num automóvel. Use também óculos escuros e não se esqueça de tomar a medicação que lhe foi prescrita.


Conteúdo Recomendado