Seis professores do Agrupamento de Escolas de Manteigas estão em casa como forma de prevenção, depois de uma viagem a Itália no final de fevereiro, mais concretamente à região de Florença.
O diretor do agrupamento, Renato Madeira Alves, explicou ao JF que não há motivos para alarme, por duas razões. “Primeiro, a viagem foi para uma região que não está no norte italiano e que, por isso, não é sinalizada como ‘zona vermelha’. E segundo, os docentes não registam qualquer sintoma que indique suspeita de infeção” com Covid-19.
Mas mesmo assim “foi decidido de comum acordo cumprir um período de 14 dias sem presença na escola”, de forma a prevenir um eventual contágio, realça.
“Nesta semana e na próxima os seis professores não estão a lecionar e já estamos a preparar um calendário para a reposição posterior das aulas que agora ficam por dar”, acrescenta Renato Alves, assegurando que a restante atividade da escola decorre com normalidade e que as crianças frequentam as aulas sem qualquer restrição.
Naturalmente, a Associação de Pais já esteve reunida com o Agrupamento e “entendeu-se que não há necessidade de tomar medidas diferentes”, afirma Renato Alves, que, contudo, passou toda a informação necessária às famílias sobre os cuidados a ter e pediu aos pais para avisarem imediatamente se registarem algum sintoma suspeito nas crianças e adolescentes.