Seia testou plano de emergência com acidente de autocarro na serra da Estrela

O exercício foi desenvolvido na modalidade LIVEX (Live Exercise) junto do Covão Curral, próximo da Lagoa Comprida, na serra da Estrela.

O município de Seia, por intermédio do seu Serviço Municipal de Proteção Civil e em colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, simulou um acidente na EN339 envolvendo um veículo de transporte coletivo (autocarro), com o objetivo de testar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC) de Seia ontem (dia 30), à tarde, como refere uma nota da autarquia.

O exercício foi desenvolvido na modalidade LIVEX (Live Exercise) junto do Covão Curral, próximo da Lagoa Comprida, na serra da Estrela.

A simulação à escala real teve início às 13h30 e, por ter originado um número de vítimas superior a 20 feridos, alguns em estado grave, desencadeou a ativação, pelas 15h20, do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Seia (PMEPCS).


“A ocorrência integrou incidentes de diferentes naturezas e complexidades, com 20 vítimas com ferimentos graves, que foram encaminhadas para os Hospitais de Guarda, Viseu, Covilhã e Coimbra, 2 vítimas mortais, e 8 vítimas com ferimentos ligeiros. Houve, ainda, uma situação de desaparecimento, de um marroquino de ascendência portuguesa. A vítima foi encontrado apenas com ferimentos ligeiros, dispensando cuidados hospitalares. No local foram desenvolvidas operações de resgate, busca, salvamento e evacuação das vítimas para unidades de saúde, tendo-se posicionado o Posto de Comando Operacional junto da Lagoa Comprida. A Zona de Concentração de Apoio à População (ZCAP) funcionou no Pavilhão Gimnodesportivo Padre Martinho, para onde foram levadas as vítimas ilesas ou com ferimentos ligeiros que não inspirem cuidados hospitalares” acrescenta a mesma fonte.

De resto, a iniciativa envolveu 160 operacionais e 66 viaturas de entidades cooperantes do território, como os Corpos de Bombeiros de Loriga, São Romão e Seia, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Guarda Nacional Republicana (GNR), incluindo a Unidade Especial de Proteção e Socorro, EDP – Produção, Infraestruturas de Portugal (IP) e Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O exercício LIVEX possibilitou o treino operacional, em ambiente de montanha, constituindo-se um mecanismo essencial no cumprimento da missão das forças e serviços envolvidos, para a sincronização de tarefas operacionais, articulação e coordenação, minimizando a ocorrência de falhas e constrangimentos num cenário real explica a edilidade.


Conteúdo Recomendado