Evento Terminado em 2022-04-25 00:00:00

Seia promove 43ª Feira do Queijo Serra da Estrela

Início: 2022-04-23 00:00:00
Fim: 2022-04-25 00:00:00
Local do Evento: Mercado Municipal de Seia
Entidade Promotora: Município de Seia
Concelho: ,

A Feira do Queijo Serra da Estrela regressa ao formato presencial, após o interregno do ano passado que aconteceu no mercado digital, e este ano realiza-se por altura da Páscoa, nos dias 23, 24 e 25 de abril.

O certame, que há 44 anos acontece em Seia no fim de semana de Carnaval, mantém o figurino habitual, assente na valorização do setor primário e dignificação da atividade pastorícia.

Dedicado ao afamado queijo de ovelha, o Queijo Serra da Estrela DOP, a que se acoplam outros produtos endógenos (enchidos serranos, pão, mel, vinho…), a feira conta com uma centena de expositores, distribuídos pelo Mercado Municipal e zona circundante.

Este ano, o programa é concentrado em três dias, enriquecido pela habitual participação das coletividades musicais e de folclore do concelho, as mostras de lã/burel e os vários espaços expositivos, elencados na tradição da pastorícia na montanha mais alta do continente.

As vivências pastoris estarão uma vez mais representadas na Quinta do Pastor, mas também na mostra do Cão Serra da Estrela, assegurada pela LICRASE.
Na quinta, além da mostra de ovinos, de animais da quinta e da horta com culturas hortícolas e aromáticas, será possível assistir à ordenha e à tosquia da ovelha. A atividade também será valorizada no concurso de ovinos Serra da Estrela do concelho de Seia, promovido em parceria com a Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela.

No espaço circundante, fica instalado o mercado de artesanato, em colaboração com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, e as tradicionais tasquinhas, exploradas pelas associações do concelho.

O programa inclui, ainda, momentos de Cozinha ao Vivo, assente na valorização dos produtos endógenos, com a Escola Superior de Turismo e Hotelaria – IPG e a Estrelacoop.

A Feira do Queijo é promovida pelo Município de Seia, em colaboração com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, a Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela (Licrase), a ANCOSE, a Estrelacoop, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), contando com o apoio do Turismo Centro de Portugal e o patrocínio do Crédito Agrícola Serra da Estrela.


Conteúdo Recomendado