Saberes e sabores de outono este fim-de-semana em Seia

No próximo fim-de-semana, o concelho de Seia volta a acolher a tradicional Noite das Caçoilas, no Sabugueiro, e a Festa da Castanha, na Lapa dos Dinheiros.

No dia 3 de novembro, a Aldeia mais alta de Portugal, o Sabugueiro, que também é a 1.ª Aldeia Inteligente de Montanha, recebe mais uma edição da Noite das Caçoilas.

Segundo uma nota do município, esta iniciativa pretende valorizar de forma criativa as tradições locais, em particular a gastronomia e as vivências da aldeia que têm como cenário o forno comunitário, local onde outrora e por ocasião dos casamentos e festas populares se confecionava a chanfana, o cabrito ou o borrego, tudo em caçoilas de barro.

O evento começa às 9 horas com a oficina do pão e prolonga-se ao longo do dia, com a preparação das caçoilas.

Por volta das 19 horas, os participantes serão desafiados a degustar os verdadeiros sabores de montanha, como o pão de centeio, os biscoitos e as caçoilas de carne, tudo em ambiente de festa e animação popular.

A iniciativa é promovida pela Junta de Freguesia do Sabugueiro, em parceria com a Rede das Aldeias de Montanha.

No dia seguinte, dia 4 de novembro, domingo, a Lapa dos Dinheiros acolhe mais uma edição da Festa da Castanha, com o intuito de dar a conhecer os seus soutos e os saberes e sabores de outono mais típicos.

Com um papel preponderante na dieta da montanha, em tempos anteriores à cultura do milho e da batata, a castanha tem um especial significado nesta Aldeia de Montanha, “pela abundância deste fruto nos 18,15 hectares de Castanheiros do Souto da Lapa dos Dinheiro – uma verdadeira reserva da árvore que, nos últimos dois mil anos, constituiu um eixo fundamental da vida serrana”, refere uma nota de imprensa.

A manhã de domingo inicia com um passeio pela Rota da Caniça, um dos 14 percursos pedestres das Aldeias de Montanha. A partir das 11 horas, no largo D. Dinis, abre o mercado de Sabores da Aldeia, com especial enfoque na castanha e onde não faltará o tradicional magusto com caruma e animação tradicional.

Neste ambiente festivo terá ainda lugar mais uma edição do concurso “Castanha Saberes e Sabores” um concurso da melhor iguaria (doce) feita com castanha, dirigido aos restaurantes, pastelarias e público em geral do concelho, valorizando este recurso endógeno, outrora de grande importância para a economia familiar.

Posteriormente, segue-se a degustação da Sopa da aldeia (castanha com perdiz, shitakee e legumes da horta).

A Festa da Castanha é promovida pela União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, o Centro Social da Lapa dos Dinheiros e Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, contando ainda com o apoio do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

 


Conteúdo Recomendado