Rui Ventura é a Personalidade do Ano 2015 das Beiras e Serra da Estrela

Galardão será entregue a 11 de março, dia em que se comemorarão os 16 anos d’ O INTERIOR.

O jornal O INTERIOR elaborou e divulgou em janeiro uma lista de nomes, resultado de análise dos protagonistas mais referidos em mais notícias publicadas nas 52 edições de O INTERIOR em 2015, com o objetivo de eleger a Personalidade que mais se destacou na região das Beiras e Serra da Estrela no ano transato. “A seleção foi feita com os nomes mais vezes “noticiados”, mas podia ter sido apenas uma opção editorial – o jornal selecionar, no seu entendimento, a personalidade ou personalidades que mais se destacaram no último ano, sem outra pretensão que não a de aplaudir publicamente quem mais se destacou na região”, refere  o Jornal O Interior. Os leitores corresponderam e, entre o inquérito online em ointerior.pt e a votação por email, chegou-se à eleição da personalidade do ano 2015: Rui Ventura, presidente da Câmara Municipal de Pinhel.”

Os resultados foram apurados pelo somatório dos dois suportes considerados (votação online e email) e depois de expurgados milhares de votos de IP’s identificados como de “crowdsourcing”. Assim, Rui Ventura obteve 651 votos válidos (579 online e 72 por email), seguido de Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, que recebeu 403 votos válidos (295 online e 108 por email). O terceiro nome com mais votos validados foi o de João Morgado, escritor, que registou 350 votos (todos online). O ciclista David Rodrigues com 175 votos (152 no site e 23 por email), Álvaro Amaro, presidente da Câmara da Guarda, com 94 votos válidos (40 online a 54 por email); o cientista Rui Costa, com 62 votos (36 no site e 26 emails), e João Cardoso, diretor-geral da Coficab, com 49 votos (26 online e 23 mails) foram outras personalidades mais votadas.

Está assim encontrada a primeira Personalidade do Ano das Beiras e Serra da Estrela, uma iniciativa que O INTERIOR pretende repetir no próximo ano. O galardão a entregar ao eleito é uma peça criada pelo escultor guardense Pedro Figueiredo.


Conteúdo Recomendado