Romaria das Ovelhas em Arcozelo da Serra (Gouveia)

Romaria Ovelhas Arcozelo

Celebrando a tradição da Transumância, irá decorrer, no dia 11 de junho, a Romaria das Ovelhas na freguesia de Arcozelo da Serra.

Esta é uma atividade tradicional da freguesia em que os pastores da aldeia levam os seus rebanhos a circular a capela, com o objetivo de rogar a Santo António por um bom e próspero ano agrícola.
A Romaria das Ovelhas constitui, assim, um dos momentos altos da programação da Festa de Santo António de Arcozelo da Serra.

Este ano, para além da habitual Romaria das Ovelhas, com concentração junto à capela de Santo António e que terá início às 09h00, seguir-se-á, pelas 11h00, a “Rota do Prado ao Prato”, uma caminhada de 3km, onde será possível observar e explorar a relação de proximidade entre a flora autóctone e a atividade agrícola/pastorícia da região, assim como, identificar os benefícios ecológicos das cadeias de distribuição de proximidade. A manhã culminará com uma “Degustação de Sabores Serranos”.
A atividade é de caráter gratuito, estando limitada à participação máxima de 50 pessoas.

As inscrições para esta iniciativa já se encontram abertas. Os interessados poderão inscrever-se até ao dia 4 de junho, através do formulário disponível online na página do Município ou de forma presencial no Posto de Turismo de Gouveia, sito no Jardim da Ribeira; alternativamente, através do email: turismo@cm-gouveia.pt, ou dos contactos de telefone: 238 083 930; telemóvel: 962 033 099.

Incluída na rede cultural “Terras da Transumância” – integrada pelos municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21 – a Romaria das Ovelhas é uma iniciativa da Filarmónica Amizade de Arcozelo da Serra, que conta com a parceria do Município de Gouveia e da Junta de Freguesia de Arcozelo da Serra.

Trasumancia

Conteúdo Recomendado