Rebanhos do concelho de Gouveia regressam da Serra da Estrela em 21 de agosto

A tradição, “que decorre há tempos imemoriais”, integra este ano a rede cultural “Terras da Transumância”, que inclui os municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.

A descida dos rebanhos e dos pastores do concelho de Gouveia, desde as imediações do Vale do Rossim, na Serra da Estrela, até Vila Nova de Tazem, vai ocorrer no dia 21 de agosto.

Segundo a Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, naquela data ocorre a tradicional transumância dos rebanhos de Vila Nova de Tazem, “num momento que recria a identidade e autenticidade de uma prática ancestral dos rebanhos da Serra da Estrela”.

A Câmara lembrou em comunicado que a transumância “iniciou no princípio do mês de julho, com a subida dos pastores e seus rebanhos para o Vale do Rossim, em busca de pastos mais tenros e frescos, mais raros no sopé da montanha nos meses de verão”.

“Com o fim do verão e o aproximar das estações mais frias, irá realizar-se o mesmo trajeto – mas desta vez inverso – descendo-se a montanha de modo a evitar o clima agreste, típico do outono da Serra [da Estrela]”.

Assim, no dia 21 de agosto, os rebanhos de Vila Nova de Tazem “descerão a Serra, voltando à freguesia e fugindo às condições climatéricas agrestes de altitude”.

“O trajeto destes rebanhos, bem como a sua chegada, são envoltos num clima de festa e animação, assinalando a expressão mais pura da tradição, cultura e afirmação da identidade própria da cultura serrana”.

A tradição, “que decorre há tempos imemoriais”, integra este ano a rede cultural “Terras da Transumância”, que inclui os municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.

O município de Gouveia adiantou que do programa, aberto a turistas, visitantes e todos os que queiram realizar esta “experiência única”, consta a concentração, às 14 horas, na Avenida Dr. Joaquim Borges, em Vila Nova de Tazem.

Às 14h15, inicia-se o “transfer” entre Vila Nova de Tazem e o Vale do Rossim, na Serra da Estrela.

Mais tarde, às 15h30, ocorrerá o encontro com os rebanhos, na zona do Vale do Rossim, iniciando-se a descida.

A chegada dos rebanhos a Vila Nova de Tazem ocorrerá, previsivelmente, às 22h30, onde se realizará uma ceia com os pastores.

“A atividade, de caráter gratuito, será limitada à participação máxima de 50 caminhantes e aconselha-se a todos os participantes a utilização de vestuário e calçado adequados, mas também de protetor solar e água para hidratação”, adiantou a autarquia de Gouveia.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial no Posto de Turismo de Gouveia, através do ‘email’, pelo telefone 238 083 930 ou pelo telemóvel 962 033 099.

A iniciativa é uma organização de Joaquim Marvão, o pastor que promove anualmente a transumância, que este ano conta com a parceria do município de Gouveia e da Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem.


Conteúdo Recomendado