Raia Gerações promove tertúlia sobre Pedra Turquesa

O encontro decorreu na sede da Destarte Cooperativa, em Castelo Branco, no dia 15 de fevereiro.

No passado dia 15 de fevereiro, a Associação Raia Gerações, com sede em Idanha-a-Nova, e a Destarte Cooperativa organizaram uma tertúlia dedicada ao tema “Turquesas na Serra da Argemela”.

O encontro decorreu na sede da Destarte Cooperativa, em Castelo Branco, e a Raia Gerações foi representada pelos associados Nuno Mateus e Rogério Bentes que destacaram não só o trabalho realizado pela organização cultural na valorização e salvaguarda dos patrimónios materiais e imateriais da região beirã, mas também a promoção de atividades desportivas e recreativas. A tertúlia teve como orador Tom Hamilton, músico, artesão e investigador escocês que se dedica à pesquisa e classificação de pedras, nomeadamente a Pedra Turquesa.

Segundo a organização, a Pedra Turquesa é uma das gemas mais antigas do mundo e predomina na Pérsia, Egipto, China, Tibete, índia, América do Sul e América do Norte. Apresenta sobretudo tons de azul e verde, mas também existe em cor branca, sendo referida na Bíblia e estando ligada a crenças, culturas e mitos.

Durante a tertúlia foi exibido um filme sobre a Serra da Argemela, situada na Beira, e no final da palestra interveio Celeste Guido que falou sobre a importância da Pedra Turquesa.

Esta tertúlia inseriu-se num conjunto de propostas patrimoniais que a Raia Gerações vai dedicar às petrificações dos territórios beirões, intitulada “Encontros à Volta das Pedras”. O objetivo central é a promoção dos diversos patrimónios ancorados na temática das petrificações, alargando as abordagens a tudo aquilo que as torna relevantes para as comunidades, refere fonte da organização.


Conteúdo Recomendado