Quatro concelhos de Portalegre, Castelo Branco e Guarda em risco máximo

De acordo com o Instituto, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Gavião e Marvão (Portalegre), Penamacor (Castelo Branco) e Sabugal (Guarda).

Quatro concelhos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco e Guarda apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Gavião e Marvão (Portalegre), Penamacor (Castelo Branco) e Sabugal (Guarda).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Bragança, Lisboa, Coimbra, Setúbal e Vila Real em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o ‘reduzido’ e o ‘máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente tempo quente e seco com temperaturas acima do habitual para a época do ano.

Para hoje está previsto céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando temporariamente para norte na faixa costeira ocidental durante a tarde, soprando moderado a forte nas terras altas e pequena subida de temperatura.

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão variar entre 07 graus Celsius (em Bragança) e os 21 (em Portalegre) e as máximas entre 25 graus celsius (na Guarda) e os 33 (em Santarém).


Conteúdo Recomendado