Quadros da Religiosidade Popular patentes na Biblioteca Municipal de Penamacor

A mostra estará exposta na Biblioteca Municipal até ao dia 28 de novembro.

A exposição Quadros da Religiosidade Popular, organizada por Francisco e Manuela Abreu, vai estar patente na Biblioteca Municipal de Penamacor até ao dia 28 de novembro, Mês de Todos os Santos, e conta com cerca de duas dezenas de obras.

Nas palavras de Francisco Abreu, nas casas dos nossos antepassados “há elementos do património cultural e etnográfico do nosso povo que, muitas vezes, é desvalorizado”, sendo que esta é uma exposição de algumas dessas “manifestações de religiosidade popular”.

O responsável explica que é “tradicional ter em casa os quadros da Última Ceia, do Anjo da Guarda, do Sagrado Coração de Maria e de Cristo no Monte das Oliveiras”, por exemplo, e que nestas expressões da religiosidade católica portuguesa, por vezes, “não é a gravura que é relevante mas o facto de estar inserida em molduras extraordinariamente bonitas e artísticas” que, frequentemente, “eram produzidas por carpinteiros e artesãos muito hábeis”.

Francisco Abreu acrescenta ainda que o objetivo desta mostra é o de alertar que “esses quadros são património cultural e que é necessário chamar à atenção para os preservar, valorizar e proteger”.

 


Conteúdo Recomendado