PSP da Guarda pede instalações que resolvam “péssimas condições" de trabalho

Psp Guarda Sede

O comandante distrital da PSP da Guarda, António José Gomes Belo, pediu hoje empenho ao diretor nacional da PSP para resolver o problema das instalações da sede que proporcionam péssimas condições de trabalho.

O repto para resolver este antigo problema foi lançado durante a sessão solene do 139.º aniversário da PSP no distrito da Guarda, realizada hoje na Câmara Municipal de Gouveia, cidade onde aquela força policial também tem esquadra.

“Embora hoje seja dia de aniversário, não podemos deixar de evidenciar com bastante mágoa as péssimas condições de trabalho que proporciona o edifício sede do Comando Distrital”, salientou o superintendente, dirigindo-se ao diretor nacional da PSP, o superintendente-chefe José Augusto Barros Correia.

O comando distrital tem sede na Guarda no antigo edifício do Governo Civil, a Esquadra de Investigação Criminal está noutro local e a Esquadra de Trânsito noutro sítio.

“A inércia em resolver a situação não deixa de nos causar estranheza se considerarmos que a PSP é uma instituição secular responsável pela segurança, ordem e tranquilidade públicas no interior da cidade e com presença há 139 anos”, acrescentou o superintendente.

O comandante distrital considerou que “a necessidade de instalações novas é premente”, tendo em conta “os constrangimentos” do espaço disponível.

“Necessitamos de um edifício com espaço, construído de raiz, ou de um edifício requalificado e adaptado às exigências e necessidades administrativas e operacionais atuais”, sublinhou o dirigente.

António Gomes Belo evidenciou a disponibilidade manifestada pelo presidente da Câmara da Guarda para tentar resolver o problema, mas que “ainda não se encontrou uma solução adequada, equilibrada e digna de uma instituição como a PSP.

Mas apesar “de todos os problemas”, o comandante da PSP garantiu que “as mulheres e homens da PSP da Guarda tudo farão para merecer a confiança da instituição e dos cidadãos das cidades da Guarda e de Gouveia”.

O diretor nacional da PSP, que não prestou declarações à comunicação social, disse na sua intervenção que fará “tudo” para que no exercício da missão da PSP “sejam asseguradas as melhores condições de vida profissional e pessoal” dos agentes.

“Sei que o presente se revela exigente e comungo de muitas das vossas preocupações e anseios”, sublinhou, sem especificar.

O Comando Distrital da PSP da Guarda abrange as cidades da Guarda e de Gouveia, sendo um dos que no país conta com menos efetivos, como apontou o comandante distrital.

E apesar do relatório de segurança de 2022 indicar o distrito da Guarda como um dos mais seguros do país, o dirigente revelou que a criminalidade geral registou um aumento de 28% em 2022.

Os crimes de violência doméstica e as burlas são os que lideram as estatísticas, tanto na Guarda como em Gouveia.

António Belo realçou que a interioridade tem “funcionado como um fator motivacional, tendo sido permitido desenvolver as atividades privilegiando o policiamento de proximidade.

Na cerimónia, que contou com a presença dos presidentes de Câmara da Guarda e de Gouveia, foram entregues várias condecorações.


Conteúdo Recomendado