Proteção Civil: Alerta vermelho de incêndio prolongado até quarta-feira

Recorde-se que o alerta vermelho foi ativado no sábado nos distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) decidiu prolongar estado especial de alerta vermelho até quarta-feira, fruto do prolongamento do quadro meteorológico. Esta segunda-feira há 75 ocorrências de incêndio a nível nacional.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil anunciou esta segunda-feira que vai prolongar o estado especial de alerta vermelho (nível máximo de alerta de incêndio) em sete distritos do país até quarta-feira.

Alexandre Penha, adjunto nacional de operações da Proteção Civil, fez saber da medida em conferência de imprensa, indicando que se deve a um “prolongamento do quadro meteorológico” nos próximos dias, em que “não há aumento substancial da humidade relativa”.

Assim sendo, o dispositivo será mantido em alerta máximo até quarta-feira à meia-noite. Este dispositivo, indicou Alexandre Penha, será constituído pelos mesmos elementos, que já estão estrategicamente colocados nos distritos que causam mais preocupação.

Recorde-se que o alerta vermelho foi ativado no sábado nos distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Estes últimos dias houve um aumento do número de ocorrências de fogos, tendo-se registado 73 na sexta-feira, 113 no domingo e já se contabilizando 75 esta segunda-feira.

Neste momento, o incêndio mais preocupante situa-se em Alvarenga, no concelho de Arouca (Aveiro), onde se encontram 79 operacionais, apoiados por 18 veículos e seis meios aéreos.


Conteúdo Recomendado