Projeto SCIENT envolve 20 alunos de doutoramento no próximo ano

Aprovado no âmbito do Erasmus + Knowledge Alliance o projeto SCIENT pretende dar competências empreendedoras aos cientistas dos parceiros, provenientes de oito países europeus.

Duas dezenas de alunos de doutoramento da Universidade da Beira Interior (UBI) vão participar em ações de capacitação empreendedora, no próximo ano letivo. As formações vão decorrer no âmbito do projeto “SCIENT: A European University – Business Alliance aiming to foster young SCIEntists ENTrepreneurial spirit”, aprovado pelo Erasmus + Knowledge Alliance e do qual faz parte a UBI.

Dos 20 estudantes, três serão selecionados para efetuarem um estágio na Alemanha, em empresas pertencentes ao “Cluster of Sensorics Industry in Bavária”. Cinco alunos irão ser também selecionados para receber formação avançada com vista à criação de uma Start-up, numa competição europeia a ter lugar em Nicósia, Chipre, perante investidores e Business Angels privados e institucionais.

Nicósia, de resto, recebeu a reunião de arranque do SCIENT, que se foca no estímulo ao desenvolvimento de competências empresariais entre jovens cientistas. “Tendo em conta os efeitos da crise económica que afeta os países do Sul da Europa, a opção pela criação da própria empresa poderá ser a única solução viável para os jovens cientistas nos dias de hoje” , segundo a UBI.

O SCIENT pretende identificar o hiato existente entre os países do sul da Europa e do norte da Europa, aspirando ao desenvolvimento de um programa de aceleração para alunos de doutoramento das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

O projeto envolve 15 parceiros, quatro dos quais universidades, da Alemanha, Chipre, Espanha, Itália, Inglaterra, Lituánia, Malta e Portugal. No nosso país, além da UBI o Parkurbis, da Covilhã, também integra a rede deste programa, iniciado em janeiro. Durará três anos e um financiamento total de 991 778 euros.


Conteúdo Recomendado