Projeto-Piloto 'Modelo de Apoio à Vida Independente' é apresentado hoje no Politécnico da Guarda

A sessão de apresentação tem lugar no Auditório Central e conta com a presença da Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e do Presidente da Autoridade de Gestão do POISE, Domingos Ferreira Lopes.

O Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) da ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento realiza hoje a primeira ação de Sensibilização/Apresentação do Projeto-Piloto Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI).

A ação está agendada para as 09h30, e terá lugar no Auditório Central do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), e conta com a presença da Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, do Presidente da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Domingos Ferreira Lopes, e do Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, IP, Humberto Santos.

A iniciativa, que contará com representantes de diversas entidades locais e nacionais, visa difundir os princípios orientadores do MAVI, sensibilizando os diferentes agentes sociais do distrito para este novo conceito de serviços a pessoas com deficiência ou incapacidade, que permitirá contribuir decisivamente para a inclusão social efetiva de pessoas com diversidade funcional no Concelho da Guarda e territórios adstritos, através da disponibilização de assistência pessoal, explica uma nota da organização.  

Nesta sessão serão apresentados os princípios orientadores do Modelo de Apoio à Vida Independente, informando/sensibilizando os diferentes agentes sociais interventores sobre os/as destinatários/as do Projeto, candidatura e critérios de admissão. A iniciativa dirige-se a técnicos, dirigentes, profissionais nas áreas de Ação Social e Reabilitação, nomeadamente IPSS’s, serviços de saúde, agentes políticos, forças de segurança, famílias e à comunidade em geral.

O Projeto-piloto Modelo de Apoio à Vida Independente, co-financiado pelo PO ISE no âmbito da Tipologia de Operações 3.18 e tendo o INR, IP como Organismo Intermédio, encontra-se em execução pelo CAVI da ADM Estrela até 31 de dezembro de 2020, propondo-se a disponibilizar assistência pessoal para 19 pessoas com deficiência ou incapacidade certificada por atestado multiuso de incapacidade igual ou superior a 60%.

 


Conteúdo Recomendado