Programa Diabetes em Movimento até junho de 2024 em Gouveia

Diabetes 528678 1280

O programa Diabetes em Movimento arrancou esta semana em Gouveia e desenrola-se até junho de 2024.

As sessões de exercício físico vão decorrer às segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h30 às 12h00, no Pavilhão da Escola Básica de Gouveia, e serão dinamizadas por profissionais de desporto e por enfermeiros.

A participação é gratuita, mediante referenciação pela equipa de saúde familiar do Centro de Saúde (UCSP Gouveia) e a concretização pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Gouveia.

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, que promove esta iniciativa através da UCSP/ UCC Gouveia, destacou que este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para esta população.

O programa comunitário de exercício físico é coordenado, a nível nacional, pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes, e destina-se a pessoas com diabetes tipo 2.

A ULS da Guarda realçou que a diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do país e a atividade física é um dos pilares do tratamento – melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.


Conteúdo Recomendado