Professores em greve na Guarda hoje

A paralisação levada a cabo pela Fenprof encontra-se hoje no nono dia, estando previsto que dure mais nove.

A greve por distritos, liderada pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof), vai passar pela Guarda, depois de ontem, dia 26 de janeiro, ter obrigado ao encerramento de escolas em Faro.


Em comunicado, a Fenprof explicou que antecipa um dia de “forte luta dos professores e educadores, à semelhança do que tem vindo a suceder nos restantes distritos de Portugal Continental”.


A principal concentração de professores está marcada para a Praça do Município da Guarda, sendo que o início está marcado para as 10h00 na Central de Camionagem.


As manifestações de quinta-feira coincidiram com uma “reunião técnica” entre a Fenprof e o Governo, para negociar detalhes em torno do concurso dos professores. Na semana passada, o executivo não chegou a acordo com os representantes dos profissionais de educação, apesar de alguns sindicatos terem admitido aproximações.


Esta quarta-feira, a Fenprof afirmou que a greve no distrito de Évora teve uma adesão de 90%. Em Braga, vários professores marcharam pela Avenida Central, com o dirigente do Sindicato de Todos os Profissionais de Educação (STOP) a voltar a considerar que o Governo está a ameaçar o direito à greve dos docentes.


A Federação Nacional da Educação (FNE), um dos maiores sindicatos de professores, decidiu convocar esta quarta-feira a sua greve nacional para o dia 8 de fevereiro e, a partir da próxima semana, junta-se à greve por distritos dos restantes sindicatos.


A paralisação levada a cabo pela Fenprof encontra-se hoje no nono dia, estando previsto que dure mais nove.


Além da Fenprof, a greve inclui os associados da Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL), da Pró-Ordem dos Professores, do Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados (SPLEU), do Sindicato Nacional dos Profissionais de Educação (SINAPE), do Sindicato Nacional e Democrático dos Professores (SINDEP), do Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) e do Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU).


Conteúdo Recomendado