Presidente da Beiras e Serra da Estrela espera que se concretize obra no hospital da Guarda

O presidente da CIM-BSE, Luís Tadeu, disse hoje esperar que a obra seja executada e “que não haja pelo caminho outros entraves e outros problemas”.

O presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), Luís Tadeu, disse hoje esperar que a empreitada de requalificação do edifício 5 do hospital da Guarda “se concretize”, para bem dos habitantes da região.

A empreitada de requalificação do edifício 5 do Hospital Sousa Martins (HSM) para instalação do Departamento da Criança e da Mulher (DCM) foi adjudicada pelo valor de 7,8 milhões de euros, anunciou, no dia 21, a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

O presidente da CIM-BSE, Luís Tadeu, disse hoje esperar que a obra seja executada e “que não haja pelo caminho outros entraves e outros problemas”.

“É algo que era muito esperado. E esperemos que, efetivamente, se concretize, a bem das pessoas desta região. E que, acima de tudo, não tenha delongas muito para além daquilo que é o prazo que está previsto para a obra”, afirmou.

Para além da obra física, o também presidente da Câmara Municipal de Gouveia disse desejar que o edifício do HSM “seja dotado do equipamento adequado para que os técnicos de saúde ali possam trabalhar com segurança e com a certeza de que têm os recursos que precisam para prestar o melhor serviço” às populações.

“Isso é aquilo que nós queremos. [A obra] já vem tarde. Mas como se costuma dizer, ‘vale mais tarde do que nunca’”, rematou.

A ULS anunciou que a obra no edifício do ‘pavilhão 5’ do HSM (onde funcionou o Serviço de Urgência daquela unidade até à abertura do novo bloco, em 2014) foi adjudicada “com um valor de 7 milhões, 877 mil de euros, acrescido de IVA”.

“As obras de requalificação devem começar em breve e prevê-se que estejam concluídas no verão de 2023”, acrescentava uma nota de imprensa.

Segundo a fonte, a requalificação do edifício hospitalar para instalação do DCM, com os serviços de Pediatria, Obstetrícia, Urgência Pediátrica e Obstétrica, Neonatologia e Ginecologia, “tem sido um dos objetivos prioritários do atual Conselho de Administração da ULS da Guarda”.

A empreitada foi adjudicada ao Agrupamento Alberto Couto Alves, SA/IELAC – Instalações Especiais, Lda e ​​​​​​a ULS prevê que seja “consignada após visto prévio do Tribunal de Contas”.

A ULS da Guarda (que abrange 13 concelhos do distrito da Guarda, exceto o de Aguiar da Beira, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Dão – Lafões) gere os hospitais da Guarda (Sousa Martins) e de Seia (Nossa Senhora da Assunção), e também 12 centros de saúde e duas unidades de saúde familiar (A Ribeirinha, na cidade da Guarda e a “Mimar Mêda”, na cidade de Mêda), abrangendo cerca de 142 mil habitantes.

A CIM-BSE tem sede na Guarda e é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).


Conteúdo Recomendado