Praxe solidária recolhe alimentos para Caritas Diocesana da Guarda

A Comissão de Praxe, o Concílio de Veteranos e a Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde da Guarda estão a promover até quarta-feira uma praxe solidária de recolha de alimentos para a Caritas Diocesana local.

Segundo Hugo Brito, do Concílio de Veteranos da Escola Superior de Saúde da Guarda (ESSG), a iniciativa pretende envolver os alunos e os restantes membros da comunidade educativa, bem como a população em geral, na angariação de alimentos que irão reverter para famílias carenciadas do concelho da Guarda.

“A praxe solidária consiste na recolha de alimentos, durante uma semana, em três pontos colocados nas instalações da escola. Todos os alimentos que recolhermos serão entregues, pela organização e pelos caloiros, no dia 21, pelas 15 horas, à Caritas Diocesana”, adiantou hoje o responsável à agência Lusa.

A campanha começou na quarta-feira com uma ação de rua, realizada pelos caloiros, que distribuíram panfletos pelos habitantes da cidade da Guarda.

Hugo Brito referiu que a iniciativa surgiu da necessidade de, durante o período da praxe, os estudantes dos cursos de enfermagem e de farmácia da ESSG poderem pôr em prática a vertente solidária.

“Nós, como Escola Superior de Saúde, também temos uma parte de solidariedade e por isso devemos sensibilizar os novos alunos e alertá-los para as dificuldades por que passam muitas pessoas da nossa comunidade”, justificou.

É também objetivo dos estudantes mostrar à comunidade “que as praxes [que visam a integração e o acolhimento dos novos alunos] também têm um lado bom, neste caso, traduzido neste evento solidário”, disse aquele elemento do Concílio de Veteranos.

“Há dois anos também fizemos a mesma praxe [solidária], que correu favoravelmente. Também doámos os bens recolhidos à Caritas Diocesana”, lembrou Hugo Brito.

Este ano, a organização espera aumentar as ofertas, uma vez que a campanha foi alargada à comunidade extraescolar.

“Esperemos que a população da Guarda também adira a esta causa de solidariedade”, disse o responsável.

Qualquer pessoa que queira colaborar com os estudantes deve dirigir-se às instalações daquela escola superior do Instituto Politécnico da Guarda, localizada junto do edifício do Hospital Sousa Martins, e depositar os bens alimentares (arroz, massas, enlatados, cereais, leite, etc.) nos três pontos que estão devidamente assinalados, indica a organização.


Conteúdo Recomendado