Politécnico da Guarda reforça cooperação com institutos superiores brasileiros

O intercâmbio destina-se a docentes e a estudantes de licenciatura e de pós-graduação.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) reforçou a cooperação com cinco institutos superiores brasileiros, com a celebração de protocolos para o intercâmbio de docentes e estudantes e para a realização de projetos de investigação e formação conjunta.

Os protocolos foram assinados com os institutos federais de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e do Norte de Minas Gerais.

O IPG recebeu na quinta-feira representantes de institutos superiores do Brasil “para renovar e celebrar novos protocolos de cooperação nas áreas da Tecnologia, da Engenharia e da Logística”, adiantou aquela instituição de ensino superior, numa nota hoje enviada à agência Lusa.

“Os acordos preveem intercâmbios de professores e alunos, promoção de investigação, formação pós-graduada conjunta e reforço de programas de dupla titulação (acordos de parceria institucional para que os alunos obtenham dois diplomas ao fim de um período de estudos, um da instituição de origem e outro da instituição de destino)”.

O presidente do IPG, Joaquim Brigas, referiu que “a internacionalização do ensino e a colaboração científica entre instituições é uma das prioridades estratégicas” da instituição que dirige.

“Estamos entusiasmados com as possibilidades que os novos acordos levantam, tanto para o Instituto como para a região”, afirmou.

O responsável considerou que o intercâmbio de estudantes e de docentes vai atrair alunos brasileiros para a instituição e “vai permitir que alunos do IPG estudem fora do país e conheçam outras realidades, o que enriquece muito a experiência académica”.

O intercâmbio destina-se a docentes e a estudantes de licenciatura e de pós-graduação.

“Cada instituição irá nomear um profissional responsável pela supervisão e coordenação das atividades previstas nos protocolos, os quais têm a duração de cinco anos”.

Na quinta-feira, estiveram no IPG cinco equipas reitorais dos Institutos Federais de Alagoas (IFAL), de Paraíba (IFPB), de Pernambuco (IFPE), de Sergipe (IFS) e do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

“Depois da mensagem de boas-vindas, a colaboração entre as instituições e o Politécnico da Guarda ficou formalizada com a assinatura dos acordos de cooperação. Houve ainda uma visita guiada ao campus e às instalações do IPG”.

Susana Pereira, do Gabinete de Mobilidade e Cooperação do Politécnico, considerou que “a presença de reitores, vice-reitores e assessores de relações internacionais no IPG demonstra um objetivo comum: a formalização de acordos de cooperação que permitem o desenvolvimento de ações concretas de colaboração interinstitucional, nomeadamente a promoção de mobilidade docente e discente, partilha de conhecimento e envolvimento em projetos inovadores conjuntos”.

O IPG tem quatro escolas superiores: Tecnologia e Gestão; Saúde; Educação, Comunicação e Desporto; Turismo e Hotelaria (Seia).


Conteúdo Recomendado