Plataforma de Ciência Aberta reflete sobre o impacto das Alterações Climáticas

A iniciativa pretende apresentar as conclusões do Workshop “Laboratório de Ciência Cidadã: IoN (Internet of Nature)” e debater as alterações climáticas.

A Plataforma de Ciência Aberta, em Barca D´Alva (Figueira de Castelo Rodrigo) apresenta no próximo sábado, dia 17, as conclusões do Workshop “Laboratório de Ciência Cidadã: IoN (Internet of Nature)”, às 17 horas, e promove a inauguração da exposição “Conversas com o Planeta Terra: Comunidades Locais e Mudanças Climáticas”, às 18 horas.

Segundo uma nota informativa, o projeto IoN prevê o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas de Ciência Cidadã que promovam a construção e comunicação de conhecimento científico nas diferentes áreas protegidas e classificadas dos parceiros iNature, entre as quais uma aplicação móvel e uma plataforma online que permitirão aos visitantes uma visita imersiva e personalizada às áreas naturais e ainda criar mapas personalizados dos seus trajetos, entre outras funcionalidades. Este workshop começa hoje, dia 15, e prolonga-se até sábado, dia em que serão apresentadas as conclusões. 

Após a sessão, pelas 18 horas, decorre a inauguração da nova exposição temporária da Plataforma de Ciência Aberta, intitulada “Conversas com o Planeta Terra: Comunidades Locais e Mudanças Climáticas”, com mesa redonda com a presença da Editora de Ciência do jornal PÚBLICO, Teresa Firmino, e palestra de Anabela Carvalho, da Universidade do Minho e membro do Painel Científico da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas. Esta exposição vai estar patente até agosto de 2018.

Segundo a mesma fonte, pela primeira vez em Portugal, a exposição refletirá sobre o impacto real das Alterações Climáticas nas comunidades mais desfavorecidas e rurais, como sejam o flagelo dos incêndios florestais que devastaram o país em 2017, e desenvolverá trabalho junto da comunidade de Figueira de Castelo Rodrigo nos próximos meses.

 

 

 


Conteúdo Recomendado