A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje, na Guarda, cinco pessoas, com idades entre os 28 e os 43 anos, por crimes de extorsão agravada, ameaça, posse de arma proibida, lenocínio e tráfico de droga.
Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Polícia Judiciária revela que, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, “foram detidos três mulheres e um homem sobre os quais recaem fortes suspeitas de serem coautores de um crime de extorsão agravada e ameaça, tendo sido apreendida, na posse do homem, uma arma de fogo, municiada, e munições, em situação ilegal”.
A PJ refere que a detenção foi feita na sequência de “duas buscas domiciliárias e uma não domiciliária, fora de flagrante delito”.
Os quatro detidos “pelo menos desde janeiro de 2023, arquitetaram um plano, em conjunto e por acordo de vontades, de forma a extorquir todas as poupanças de vítima vulnerável, ordenando-lhe que levantasse valores em numerário e os depositasse em contas bancárias, assim a lesando em vários milhares de euros”, especifica a Judiciária.
No decurso das buscas foi igualmente detido, em flagrante delito, um outro homem, pelo crime de tráfico de droga.
Fonte da PJ adiantou à agência Lusa que as detenções e buscas ocorreram na cidade da Guarda.
Os detidos foram presentes às autoridades judiciárias competentes, com vista à aplicação das adequadas medidas de coação.