1,6 Milhões para recuperação das linhas de água dos terrenos ardidos nos incêndios de 2022

A autarquia assinou os autos de consignação para a execução dos trabalhos, dando assim, continuidade aos trabalhos de limpeza dos terrenos ardidos durante os incêndios do verão de 2022.

O município da Guarda vai investir na reabilitação e valorização das linhas de água decorrentes dos danos causados nos incêndios que assolaram o concelho no verão do ano passado como anuncia uma nota informativa da autarquia.


A autarquia assinou os autos de consignação para a execução dos trabalhos, dando assim, continuidade aos trabalhos de limpeza dos terrenos ardidos durante os incêndios do verão de 2022 e na sequência do projeto de Reabilitação e Valorização das linhas de água.


A sessão decorreu no dia 31 de julho, no auditório da Divisão do Ambiente do Município.

A assinatura dos Autos de Consignação dos Trabalhos realizou-se com as empresas Floresta Bem Cuidada, Floresta Renovada – Projetos e Gestão Florestal e Floponor. Os trabalhos visam a construção de pequenos taludes, cortes e remoção de material ardido nas linhas de água, recuperação da secção de vazão das passagens hidráulicas e pontões, minimizando a erosão e o arrastamento dos solos, entre outras ações a ser desenvolvidas ao longo dos próximos meses como explica a nota da edilidade.

A contratação destes serviços, no valor de cerca 1,6 milhões de euros, surge na sequência dos Contratos-Programa de Apoio a Ações de Estabilização de Emergência dos concelhos afetados pelo Incêndio da Serra da Estrela assinados a 14 de outubro de 2022, no valor global que ronda o milhão e meio de euros.


Conteúdo Recomendado