Penamacor implementa projeto piloto “Filosofia para Crianças”

O projeto destina-se a alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches.

O Gabinete de Ação Social e Educação do Município de Penamacor, com a colaboração do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, está a realizar, no presente ano letivo, um projeto designado “Filosofia para Crianças”.

O principal objetivo deste programa educativo é “colocar em prática a arte de pensar de uma forma criativa, crítica e afetiva”, de modo a desenvolver “competências cognitivas, afetivas e sociais das crianças através de metodologias educativas variadas”, segundo refere uma nota da autarquia.

O projeto piloto procura responder à estimulação de aprendizagens ao nível da linguagem, comunicação e pensamento crítico, bem como promover os relacionamentos interpessoais saudáveis e a concentração, indica a mesma fonte.

Durante o primeiro período do ano letivo, os alunos trabalharam o pensamento abstrato, baseado nas emoções e nos afetos. Até ao final do ano, cada turma, irá trabalhar diferentes conceitos, em função do nível de ensino e da maturidade.

A primeira sessão decorreu no dia 23 de novembro, sendo que este programa é destinado aos alunos do 1º ciclo (turmas do 2º, 3º e 4º anos) e conta com a participação de uma formadora certificada pelo Centro de Formação de Educadores e Professores da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.

O Projeto “Filosofia para Crianças” surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), com a finalidade de desenvolver medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.


Conteúdo Recomendado