Parque Ecológico de Gouveia encerra ao público para obras de requalificação

O Parque Ecológico de Gouveia vai encerrar ao público, a partir do dia 03 de janeiro de 2022, para obras de requalificação, melhoramento da rede de infraestruturas e intervenções paisagistas, foi hoje anunciado.

Segundo a Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, as obras representam um investimento superior a 700 mil euros e visam “melhorar o espaço, de forma a torná-lo mais ordenado, atrativo e moderno, proporcionando, assim, melhor qualidade de vida e bem-estar aos animais ali residentes”.

Com a intervenção prevista, a autarquia presidida por Luís Tadeu garante, em comunicado, que o Parque Ecológico de Gouveia, situado na Quinta da Borrachota e inaugurado a 01 de junho de 1999, irá sofrer uma profunda remodelação.

“As obras irão contemplar um novo edifício, que irá acolher a receção, uma loja, um espaço de bar, WC e um auditório, constituindo este, o ponto de partida para os visitantes descobrirem os novos circuitos e os novos espaços criados para os animais”, lê-se.

A autarquia garante que “todos os espaços visitáveis serão dotados de acessibilidades suaves”.

“A requalificação do Parque Ecológico de Gouveia permitirá, ainda, aos visitantes a possibilidade de escolherem abrigos para, a partir deles, observarem determinadas espécies sem que as mesmas se apercebam, pois para além dos cercados adaptados a cada uma das espécies, existirão também cercados dinâmicos”, adianta a nota.

O projeto de reestruturação e requalificação do Parque Ecológico de Gouveia, da responsabilidade do município de Gouveia, terá uma duração previsível de dois anos, altura em que o renovado espaço deverá reabrir ao público.

O Parque Ecológico está implantado numa área total de seis hectares e o seu objetivo é a sensibilização e a educação ambiental, “valorizando os aspetos didáticos através das ferramentas naturais, nomeadamente fauna e flora, fomentando ainda a perceção do visitante, não tanto para a mera exposição dos animais, mas sobretudo para o entendimento da relação da espécie animal com o seu habitat natural”.

“Para além da flora ali existente, muita dela presente nos diferentes ecossistemas existentes na Serra da Estrela, existem também mamíferos e aves autóctones, bem como algumas espécies exóticas”, segundo informação disponibilizada pelo município na sua página da internet.


Conteúdo Recomendado