Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia celebra 15 anos

No dia do seu aniversário, o Museu estará de portas abertas, com a exposição de um Renault 5 Turbo, escala 1:8, para além da exposição de um Opel Kapitan de 1958 e de um Chevrolet de 1971.

O Museu da Miniatura Automóvel (MMA), sediado na cidade de Gouveia, celebra o seu 15º aniversário com um programa de comemorações que começa já amanhã, dia 24 de novembro, pelas 10h00, e se prolonga até ao dia 10 de dezembro.


A organização refere que no dia do seu aniversário, o Museu “estará de portas abertas, com a exposição de um Renault 5 Turbo, escala 1:8, para além da exposição de um Opel Kapitan de 1958, em frente aos Paços do Concelho e de um Chevrolet de 1971, na Praça Alípio de Melo”.


Entre as 10h00 e as 17h00 de quinta-feira, estará patente no Mercado Municipal de Gouveia a exposição de miniaturas “24 horas de Le Mans, Mundial de Ralis e Evolução Histórica do Automóvel”.


Dentro do mesmo horário, será ainda possível “divertir-se com Pistas de Slot e assistir a uma demonstração de Robots Autómatos seguidores de linha e uma demonstração com Drones, pelos alunos dos Cursos Profissionais de Electrónica e Automação do Agrupamento de Escolas de Gouveia”.


As comemorações do aniversário do Museu da Miniatura Automóvel prosseguem no dia 10 de dezembro, realizando-se, pelas 11h00, uma visita guiada ao Museu, onde terá lugar a inauguração das novas coleções temporárias “Carros Brasileiros” e “Carros de Assistência de Le Mans”, seguida de uma homenagem aos colecionadores das coleções temporárias que estiveram patentes ao público durante o ano de 2022.


Pelas 15h00, no Mercado Municipal de Gouveia, decorrerá a conferência “100 anos das 24 horas de Le Mans” com Eduardo Freitas, diretor da corrida das 24 horas de Le Mans, Manuel e Pedro Mello Breyner, pilotos das 24 horas de Le Mans, e Helder de Sousa, jornalista e ex piloto.


O Museu da Miniatura Automóvel foi inaugurado em Gouveia a 24 de novembro de 2007 e conta com cerca 4 mil miniaturas, possuindo quatro exposições permanentes – Evolução Histórica do Automóvel, Ralis do Mundo, 3J e Veículos Presidenciais, Vips e Papais – às quais se juntam diversas exposições temporárias.


Conteúdo Recomendado