Município de Gouveia aumenta subsídios culturais em 14%

Gouveia Cultura

A Câmara Municipal de Gouveia vai investir cerca de 70 000 euros nas coletividades culturais, o que corresponde a um aumento de 14% em relação a 2023.

Na passada quarta-feira, dia 20 de novembro, decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Gouveia, a sessão solene de entrega dos subsídios às Associações Culturais, Recreativas e de Lazer do concelho de Gouveia.

Neste ano de 2024, o Município de Gouveia apoiou as associações culturais, recreativas e de lazer do concelho de Gouveia, num investimento direto que ronda os 70 000 euros, em subsídios ordinários, um acréscimo de cerca de 14% comparativamente ao ano anterior.

O executivo municipal aprovou esta proposta em reunião ordinária de câmara, decorrida em 11 de novembro, contemplando o apoio a 42 coletividades para o ano corrente.

A autarquia considera que este apoio é essencial, reconhecendo que o movimento associativo continua, cada vez mais, ativo, forte e resiliente.

O Município de Gouveia atribui, anualmente, um conjunto de subsídios ordinários que apoiam a manutenção e a execução dos planos de atividade de cada associação do Concelho de Gouveia, nomeadamente Ranchos Folclóricos, Bandas Filarmónicas, Orfeões/Grupos de Cantares e Grupos Teatrais, Associações Recreativas e de Lazer.

Segundo a autarquia, “a atribuição deste apoio anual visa estimular a dinâmica dos grupos e promover o associativismo ativo, dado que as associações culturais, recreativas e de lazer contribuem, de forma decisiva, para manter e divulgar o património cultural e as tradições locais, preservando e divulgando a identidade do concelho de Gouveia. Da mesma forma, tem como objetivo promover dinâmicas positivas, capacitando e reconhecendo os contributos económicos, sociais e culturais desempenhados pelo movimento associativo. A atribuição destes subsídios ordinários resulta, assim, da apreciação dos planos de atividades propostos pelas associações culturais, através dos critérios, anualmente, definidos pela Câmara Municipal.”


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