Município de Fornos de Algodres vê candidatura aprovada no Fundo Ambiental

Este projeto visa contribuir para a capacitação e sensibilização em matéria ambiental, apoiando uma nova cultura ambiental enquadrada com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental.

Foi publicado ontem, dia 2 de fevereiro, o Relatório Final onde consta a aprovação da candidatura do Município de Fornos de Algodres, submetida no dia 24 de agosto, intitulada “Educação Ambiental + Transversal + Aberta + Participada 2022”.


A autarquia revelou ainda que, das duzentas e cinquenta e seis candidaturas consideradas elegíveis, apenas 37 obtiveram aprovação e foram alvo de financiamento, grupo onde se enquadra o Município de Fornos de Algodres, que obteve uma pontuação de 4.64 na avaliação de mérito da candidatura.


No âmbito do Programa Educação Ambiental + Transversal + Aberta + Participada 2022, o Município de Fornos de Algodres viu o seu projeto “Fornos de Algodres Educa+” aprovado pelo Fundo Ambiental.


“Este projeto visa contribuir para a capacitação e sensibilização em matéria ambiental, apoiando uma nova cultura ambiental enquadrada com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020)”, referiu a edilidade em comunicado.


Este projeto, que será desenvolvido durante este ano, encontra-se enquadrado na Estratégia Municipal do Ambiente 2022-2025 (EMA), documento estratégico elaborado pelo executivo municipal de Fornos de Algodres e aprovado em Assembleia Municipal no dia 30 de dezembro.


Este documento apresenta de forma integrada, as linhas orientadoras da estratégia do Município para a área do Ambiente no concelho de Fornos de Algodres, de 2022 a 2025.


Desta forma, as iniciativas a implementar são enquadradas nos objetivos de desenvolvimento local (ODS), assim como nos Programas e Projetos Ambientais previstos na EMA, nomeadamente no Programa de Gestão de Resíduos e Economia Circular (PM3) e no Programa Municipal de Educação Ambiental (PM6).


A Câmara Municipal pretende com esta operação, “a implementação de 4 atividades de Educação Ambiental, particularmente direcionadas para as temáticas da promoção da qualidade da água, da valorização do território e da economia circular”.


A implementação das atividades visa “o envolvimento de toda a comunidade local, bem como o setor HORECA e o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres”.


Conteúdo Recomendado